O Lar Fraterno Vovó Cavendish

Sertânia está em mim desde muito antes do meu nascimento, pois um dia ela entrou na vida dos meus avós maternos que constituem parte do meu ser.
A primeira vez que visitei o meu avô, em Sertânia, eu tinha apenas 4 anos de idade. Foi o meu primeiro contato com o sertão e com o campo.

Muitos anos depois estava eu novamente em Sertânia para resolver questões de herança dos meus avós.

No final de uma manhã do mês de setembro do ano de 2011, uma senhora me procurou pedindo ajuda para levar o pai dela ao hospital de Sertânia. No caminho ela me falou da pobreza que havia na periferia da cidade e comentou especificamente sobre a região do apito.

No dia seguinte estava diante de uma comunidade com aproximadamente 30 casinhas de taipa. O nome apito decorria do fato de que na época em que as locomotivas funcionavam, o trem começava a apitar justamente naquele espaço anunciando a sua chegada.

 

Lar Fraterno Vovó Cavendish
Lar Fraterno Vovó Cavendish

Em Recife, no início de outubro de 2011, reuni um grupo de amigos que participavam da Casa dos Espíritas de Pernambuco e decidimos fazer um Natal solidário para aquelas famílias carentes da região do apito e de outros locais da periferia de Sertânia. Desta forma nasceu o Projeto Sertânia Sem Fome na casa da minha querida amiga Maria Cristina Loureiro Cavendish, que depois passou a ser chamada de Vovó Cavendish. Este projeto foi o embrião do Lar Fraterno Vovó Cavendish.

De 2011 a 2014 o nosso envolvimento com aquelas famílias carentes que moravam em singelas casinhas de taipa era cada vez maior. A nossa preocupação maior era com aquelas crianças que cresciam sem nenhuma expectativa de vida. Pais analfabetos, alguns sequer frequentavam a escola regular, moravam em singelas casinhas de taipa onde o piso era o próprio barro do chão batido, sem nenhuma estrutura de saneamento ou água encanada.

Em 2014, Paula Vezzoso, vindo de São Paulo visitar o nosso projeto sugeriu a criação de um Lar Fraterno onde pudéssemos amparar aquelas criancinhas.
Em 11 de setembro de 2015 nascia o Lar fraterno Vovó Cavendish

Por André Pinheiro

Projeto Um Novo Amanhecer

Juntos podemos muito mais, podemos construir sonhos, transformar vidas e mudar a dura realidade do povo sertanejo.
Conheça o projeto